VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A História da Informática na
Educação no Brasil data de mais de 20 anos. Nasceu no início dos anos 70 a
partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Nos anos 80 se
estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje
tenha uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade. Apesar dos
fortes apelos da mídia e das qualidades inerentes ao computador, a sua
disseminação nas escolas está hoje muito aquém do que se anunciava e se
desejava. A Informática na Educação ainda não impregnou as ideais dos
educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.
Diante desse quadro, a
pergunta que se faz é: "por que essa proliferação não aconteceu"?
Talvez a resposta mais óbvia seja: "faltou vontade política dos
dirigentes", projetos mais consistentes e corajosos e, consequentemente,
verbas. Mas a resposta não é tão simples.
Focar a discussão somente na
falta de recursos financeiros parece muito superficial. Nesse momento, quando
se inicia o ano de 1997 e o Governo Federal cria condições para a disseminação
da Informática na Educação, é extremamente oportuna a reflexão sobre essa longa
caminhada e a compreensão de como essa disseminação pode ser efetivamente
mantida dentro de propostas competentes e viabilizadas pela comunidade
científica e educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário